sábado, 24 de julho de 2010

O ARCANJO MIGUEL

Afinal, quem é o «misterioso» Miguel?
O nome Miguel significa: «quem é
semelhante a DEUS?»

A imagem ao lado nos mostra o momento em que Miguel expulsa dos céus Satanás e seus anjos que também se precipitam ao nosso planeta.


Se analizarmos a palavra arcanjo em seu original grego, veremos que: arch= acima, superior, o que comanda

angelo = anjo = mensageiro

arcanjo = acima dos anjos, ou superior aos anjos ou comandante dos anjos.

Agora, a pergunta ainda prevalece: quem é o arcanjo Miguel ?
De acordo com os ensinamentos católicos, Miguel seria o anjo do arrependimento e da justiça e é celebrado no dia 29 de setembro com o nome de Miguel Arcanjo. Acreditam que quando esse nome é invocado em orações são efectuados livramentos por esse suposto anjo.

De acordo com os ensinamentos mórmons no seu livro oficial «Doutrina e Convênios» o qual tive acesso, Miguel seria o próprio Adão, sendo esse, inclusive o nome pelo qual o patriarca seria chamado antes do pecado inicial. Adão teria batalhado contra Satanás, e nos últimos dias, numa referência a I Tessalonicenses 4:16-17 soaria sua trombeta e reuniria seu exército numa batalha final e comandaria a ressurreição dos justos.

De acordo com os seguidores do Islão, Miguel seria um dos tres arcanjos criados por DEUS.


Para muitas outras religiões protestantes ele seria um dos 7 arcanjos criados.

De acordo com os Testemunhas de Jeová seria Jesus, o mais importante ser criado por DEUS.



E para os adventistas seria o eterno Jesus.


Mas , afinal, o que diz realmente a Bíblia ?


Miguel é mencionado na Bíblia por apenas 5 vezes ( Daniel 10:13 ; 10:21; 12:1 ; Judas 1:9 ; Apocalipse 12:7 ). Em cada uma delas Miguel é o Grande Comandante dos exércitos do Céus em disputa contra Satanás.


Em Daniel 10 Ele é nosso refúgio e fortaleza, e um socorro bem presente nas angústias e tribulações. Comparemos com Salmos 46:1, Hebreus 4:14 e Apocalipse 22:16. E asim como é descrito nessa passagem de Daniel, os servos de DEUS nunca devem se por sozinho para lutar contra o inimigo ou suas tentações. Devem sempre buscar auxílio do eterno especialista em derrotar Satanás: Jesus, aqui chamado de Miguel.


Em Daniel 12 é descrito como o Salvador do povo de DEUS, pois quando Ele se «levantasse» os fiéis receberiam a Salvação. Comparemos o que diz Lucas 2:11; Atos 5:30-31; 2Pedro 1:1; Miguel, de acordo com esses textos é o próprio Jesus.


Em Judas 9 é impossível não imaginarmos que Miguel é Jesus, pois nosso Salvador é quem tem o poder e a autoridade de vencer o inimigo.


Apocalipse 12 nos revela também que Miguel é o próprio Jesus, o responsável pela expulsão e vitória sobre Satanás.


Para concluir, ainda temos que realçar dois fatores:

### o 1º= Sendo Miguel o outro nome por qual Cristo é conhecido, porque Ele é chamado de «arcanjo»? O fato de receber esse título não faz de Cristo um anjo ou uma criatura, mas o líder, o regente, o organizador de todos os anjos dos céus. Da mesma forma em que muitas passagens nos diz que Cristo é um cordeiro ou um leão, não o faz um animal. O nome , como aliás podemos ver em toda a Bíbliia, tem a ver com a função que se desempenha e não com seu significado literal.


###o 2º = Porque em Daniel 12 ele é chamado de Grande Príncipe? Pelo mesmo motivo: Jesus é o Grande Comandante de todas as tropas dos céus.


Querido leitor, e para que não reste dúvidas, em I Tessalonicenses 4:16-17 vemos que por ocasião da volta de Cristo, à voz do Arcanjo, os justos ressuscitarão. Se vermos, agora, o que está em S.João 5:28 e 29, não ficamos com nenhuma dúvida, pois esse texto nos revela que os justos ressuscitarão ao ouvir a voz de Jesus.


Portanto nos alegremos, pois temos a garantia da existência de Alguém que se preocupa muito conosco. Esse alguém é Jesus, mas também é chamado de Miguel, de Maravilhoso, de Conselheiro, de Príncipe da Paz, de Emanuel , de Salvador e de inúmeros outros, cada qual com um belíssimo e importantíssimo significado para nós. Que o nosso sincero desejo seja o de anunciar Sua mensagem a todo o mundo nesta geração! E o de proclamar com convicção:
«Volta Logo Jesus !!! Estamos ansiosos por Ti !!!»

5 comentários:

  1. Para mim esse arcanjo é o guerreiro oficial de Deus assim como gabriel é o mensageiro também oficial de Deus,isso são coisas que nós não podemos revelar ou desvendar por que a biblia não nos dar esse direito é mistério de Deus não é revelado,AGORA SE falase O Anjo do Senhor ai sim está se referindo o própio Jesus,e O Anjo o Senhor aparece e várias pasagens do AT Isso sim tú podes afirma o própio Jesus cristo até Josué se prosta perante a ele.

    ResponderExcluir
  2. Se em Judas o Arcanjo Miguel fosse Jesus, ele, JAMAIS teria dito à satanás: O SENHOR te repreenda.

    Portanto, para repreender satanás, somente Jesus tem essa autoridade, que NENHUM anjo tem.

    ResponderExcluir
  3. Não faz sentido. O Senhor pode sim dizer: O Senhor te repreenda. Veja Zacarias 3.2:
    Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás; sim, o Senhor que escolheu Jerusalém, te repreende: não é este um tição tirado do fogo?

    ResponderExcluir
  4. Meninos deixem de confusao!
    Deus tem o PODER de fazer dos seus o que quiser,
    quem somos nós para querer compeender os misterios do Pai....

    ResponderExcluir
  5. Estimado amigo, obrigado pela sua sinceridade.
    Gostaria de deixar contigo um pensamento mencionado no livro de Deuteronômio 29:29 = « As coisas encobertas são para o Senhor, nosso DEUS; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre...»

    ResponderExcluir