sábado, 30 de outubro de 2010

QUEM SÃO OS 24 ANCIÃOS ?

Talvez esta seja uma das mais maravilhosas cenas vistas pelo profeta João no decorrer das revelações do Apocalipse: o Trono de DEUS !

Antes de entrarmos em pormenores sobre os 24 Anciãos, convido-o a ler Apocalipse 4: 3 a 7 =

«E o que estava assentado (sobre o Trono) era, na aparência semelhante a uma pedra de jaspe e de sardônio, e ao redor do trono havia um arco-íris, semelhante, na aparência, à esmeralda. Ao redor do trono também havia vinte e quatro tronos, e vi assentados sobre os tronos, vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro. Do Trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de DEUS. Também havia diante do Trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal, e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser era semelhante a um leão, o segundo semelhante a um touro, o terceiro tinha o rosto como o de homem, e o quarto era semelhante a uma águia voando. » MARAVILHOSO, não é ?

No Trono de DEUS, o profeta não conseguiu ver quem estava assentado nele devido à replandescente luz que o envolvia. Ele viu, porém, um brilho intenso semelhante à algumas pedras preciosas conhecidas em sua época, porém com um brilho muito intenso;

O arco-íris avistado, é sinal da justiça e misericórdia divina, conforme vemos também em Gênesis 9:15-17;

De acordo com o Livro de Jó (ou Job) 37:4-5, os relâmpagos, vozes e trovões presenciados pelo profeta são símbolos de poder e majestade do próprio DEUS.

De acordo com o Comentário Bíblico Adventista em espanhol, o mar de vidro representa a aparência clara e cristalina da superfície sobre a qual está assentado o Trono de DEUS. Podemos comparar esse texto com a visão que o profeta Ezequiel também teve do trono de DEUS , em Ezequiel no capítulo 1.

No que se refere aos quatro seres viventes vistos junto ao trono, o mesmo profeta Ezequiel também vira, séculos antes. E, como não encontramos nessa visão uma explicação específica, nem nesse livro do Antigo Testamento, nem no livro de Apocalipse, nos juntamos à posição assumida pela maior parte dos grandes comentaristas bíblicos: O leão é considerado o rei dos animais, da mesma forma, esse primeiro ser vivente é símbolo da soberania divina; Já o animal semelhante ao boi é símbolo de certo tipo da força posta ao serviço do homem, do mesmo modo que Cristo veio para servir, esse animal é um símbolo do trabalho ; Nos dias do profeta João, a águia era a ave que atingia vôos mais altos e a uma velocidade incrível, possuindo também uma visão panorâmica fantástica, simbolizando assim o inatingível poder real ; e o semelhante ao homem lembra-nos que somos servos de DEUS, do qual fomos feitos à Sua imagem e semelhança!


E... FINALMENTE... quem são os 24 anciãos?


Sabemos que em I Crônicas 24: 7-19, videoo Santuário terrestre foi, por ordem divina, dividido em 24 turnos de sacerdotes , para que o trabalho sacerdotal fosse executado. À luz de Hebreus 9:23-24, comprovamos que existe um Santuário nos céus e que esse mesmo serviu de modelo para a construção do Santuário terrestre. Assim sendo, compreendemos a razão de ser desse número:VINTE E QUATRO.

Esses anciãos vestiam vestiduras brancas, que eram, de acordo com Apocalipse 3:5, dadas somente aos vencedores. Portanto eles jamais poderiam ser anjos, embora alguns especulem, pois esses não pecaram e não precisaram ser redimidos por Cristo, e, nesse aspecto não são vencedores. De igual modo podemos afirmar sobre as coroas usadas pelos mesmos.

Consequentemente, os 24 anciãos deveriam ser pessoas que outrora tenham vivido nessa terra. Mas quem? A Bíblia nos diz que somente Elias e Enoque foram transladados, sem passarem pela morte, e que Moisés também foi levado para os céus, facto explicado no livro de S.Judas, que torna claro o facto de Satanás ter «disputado» com Jesus sobre o corpo desse antigo líder hebreu. Mas esses três homens não fariam parte desse grupo.

Então quem seriam?

Querido leitor, quando João teve essa visão, a mesma ocorreu antes da abertura dos sete selos, que culminariam com a volta de Cristo, o que vemos no capítulo seguinte. Portanto, esses homens deveriam fazer parte do povo de DEUS, que havia sido fiel, mesmo até à morte, no decorrer da história. E eles mesmos nos afirmam em Apocalipse 5:8-10 que ,com o sangue de Cristo ,vários homens de várias regiões foram «comprados» com o sangue de Cristo.

Vamos ler Efésios 4:7-8 « Mas a graça foi dada a cada um de nós, segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens»

No momento em que Cristo ressuscitou, muitas outras pessoas também ressuscitaram e testemunharam a muitos. Vemos isso em S.Mateus 27:50-53.

Cristo venceu o cativeiro da morte e ainda levou consigo pessoas que estavam nesse cativeiro, conforme vimos na passagem de Efésios 4:7-8.

Como os anciãos afirmam que muitos homens foram redimidos por Cristo e levados com Ele. Não temos dúvidas que esse selecto grupo dos 24, são os «troféus» que Cristo levou consigo aquando de sua ascenção, ou seja os únicos mencionados por terem ido aos céus, a par de Elias e Enoque.

Queridos, esses homens foram redimidos pelo sangue de Cristo. A mesma remissão está à nossa disposição e ao nosso alcance.« Cristo está à porta e bate», cabe-nos deixá-lo ou não entrar em nossa vida e ser o guia da mesma.

Que DEUS lhe abençôe a aceitar o convite divino, e que o seu sincero desejo seja o de proclamar: VOLTA LOGO JESUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OBS. Se tens alguma dúvida, ou necessita de um esclarecimento mais pormenorizado deixe um comentário ou mande um e-mail para: voltalogo.jesus@hotmail.com. E teremos o maior prazer em respondê-lo.

13 comentários:

  1. BOA NOITE GOSTEI , MAS QUEM SERIAM ESTES HOMENS ?

    NÃO SERIA ELES OS DOZE APOSTOLOS EOS DOZE PATRIARCAS DAS TRIBOS DE ISRAEL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia, pois sabemos que os que morreram (fora os ressuscitados), permanecem aguardando a ressurreição na volta de Jesus.
      Não encontramos relatos que digam que estes tenham sido arrebatados.

      Excluir
  2. ESTIMADO AMIGO, DESCULPE-NOS PELA DEMORA EM ATENDÊ-LO, ESTÁVAMOS COM ALGUNS IMPEDIMENTOS MOMENTÂNEOS, MAS AGORA A SITUAÇÃO JÁ ESTÁ NORMALIZADA. A BÍBLIA NÃO MENCIONA ESPECIFICAMENTE QUEM SEJA E O QUE PASSAR DISSO É ESPECULAÇÃO, MAS RESPONDENDO À SUA PERGUNTA, NÃO PODERIAM SER OS 12 APÓSTOLOS POIS OS MESMOS AINDA ESTAVAM VIVOS QUANDO CRISTO RESSUSCITOU E PELO MENOS OS 12 PATRIARCAS ORIGINAIS NÃO PODERIAM SER, POIS A LISTA ORIGINAL NÃO SE ENCONTRA ENTRE AS TRIBOS MENCIONADAS EM APOCALIPSE (VEJA MAIS SOBRE ISSO NO ASSUNTO: OS 144 MIL E AS 12 TRIBOS DO APOCALIPSE). QUE DEUS TE ABENÇÔE !

    ResponderExcluir
  3. o Eduardo esse endereço é msn? a minha pergunta é que lista original é está?obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem ?
    A lista original dos patriarcas do povo de Israel, são os filhos
    de Jacó, ou seja: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Gade, Aser,Dã, Naftali, José e Benjamim.

    Jacó ainda teve uma filha, Diná, mas, as mulheres naquele tempo não entravam na linha de sucessão direta, pois a cultura daquele tempo era absolutamente conservadora e predominantemente machista ( embora talvez esse não seja o termo adequado ).

    Devido a problemas criados por alguns dos patriarcas, esse grupo dos «doze» foi «modoficado» por DEUS, e, no Apocalipse, para se referir àqueles que dariam origem aos 144 mil remidos, uma nova lista seria seguida. Entenda os detalhes fornecidos pela Bíblia, clicando em: http://voltalogojesus.blogspot.com.br/2010/04/os-144-mil-e-as-doze-tribos-do.html

    ResponderExcluir
  5. alguns destes 24 estão aqui, e nao morreram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado irmão e amigo, obrigado pela sua visita!

      Não encontramos base bíblica para afirmar que alguns deles estivessem vivos, mesmo assim, obrigado pela sua sinceridade, mesmo que seu ponto de vista não seja coincidente. Que DEUS abençõe a sua vida e o seu lar !

      Excluir
  6. Ola meu amado,que bom ler esse maravilho testo sobre os 24 anciãos.Que Jeová DEUS seja louvado,e seu filho JESUS também...Que ELES PAI e FILHO te abénçoi muito a poderosa paz no seu coração!!Neemias.

    ResponderExcluir
  7. pz amado a explicaçao foi até interessante !, mas eu qero crer qe DEUS nao iria levar nenhum ser humano para desfrutar das delicias do ceus antes dos demais, e quem disse qe enoque e elias ta no ceu, morada de DEUS? PRA ISSO DEUS CRIOU O PARAIZO!
    mas todavia foi de bom aproveito. DEUS É CONTIGO VARAO VALOROSO!

    ResponderExcluir
  8. A Paz e a graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Prezados irmãos muito me alegro em ver a sua disposição pela verdade.
    Gostaria de compastilhar o que a Biblia diz sobre os vinte e quatro anciãos.
    "E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro
    Apocalipse 4:4" O apocalipse tem seu modo peculiar de interpretação, pois ele se dar a conhecer atraves de símbolos e figuras. Quando se refere aos 24 anciãos o proprio contexto vai mostrar que não se trata de pessoas que um dia viveram na terra e nem tão pouco de pessoas velhas de idade. A palavra ancião vem do Latim, e quer dizer pessoas maduras, experiente ou testimunhas. Quando o texto diz que eles, estavam assentados no trono e tinham coroas na cabeça, dentro deste contexto está falando sobre o GOVERNO DE DEUS. (este governo foi dado a Lúcifer no princípio antes de se tornar diabo e satanás)como ele foi banido da presença do Eterno, os 24 anciãos passaram a reinar. Quando Jesus ressucitou e foi glorificado, os 24 anciãos devolveram os trono e as coroas ao legímo Herdeiro JESUS CRISTO. " Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas
    Apocalipse 4:10-11
    Na paz de Cristo João Batista

    ResponderExcluir
  9. GLÓRIA Á DEUS NAS ALTURAS! MEUS QUERIDOS, EMBORA PERCEBEMOS VÁRIAS INTERPETAÇÕES, MAS COMO DISSE O APOSTOLO PAULO: IMPORTA QUE SEJA ANUNCIADO.
    QUE A PAZ DE DEUS REINE EM VOSSOS CORAÇÕES.

    ResponderExcluir
  10. Mais um detalhe, desculpem-me pela sinceridade; mas pelo pouco conhecimento que possuo, a interpretação do Caro João Batista para mim foi a mais coerente. DEUS GUARDE VOCES.

    ResponderExcluir
  11. Os vinte quatro anciãos não pode ser os doze patriarcas, muito menos os doze apóstolos porque 01 (João) ainda vivia. Os vinte quatro anciãos pertencem ao seleto grupo do circulo intimo de Deus, eles, junto com os animais dão testemunho da santidade de Deus; observe: que és, que era, e que há de vir; ou seja: passado, presente e futuro. Os vinte e quatro anciãos testemunham o passado eterno de Deus. São seres celestiais não terrenos

    ResponderExcluir